Banco Neon implanta plataforma de BI/analytics para desenvolver novos negócios

Banco digital, que opera sem agências físicas, adotou a plataforma de inteligência de negócios da Tableau para que seus profissionais possam, de forma rápida e intuitiva, transformar dados em insights

O Banco Neon, um dos primeiros bancos brasileiros 100% digital, que opera sem agências físicas, adotou a plataforma de BI/analytics da Tableau para que seus profissionais possam, de forma rápida e intuitiva, transformar dados em insights e, a partir daí, desenvolver novos negócios e experiências para os usuários.

“Entender o comportamento dos nossos usuários é algo fundamental para que continuemos a entregar a melhor experiência possível”, explica Alexandre Alvares, CMO do Neon. “Conseguir analisar os números por trás do uso nosso produto nos ajuda a priorizar o desenvolvimento de serviços financeiros, além de colaborar, também, com a definição de aonde devemos focar nossos esforços”.

Para implantação da plataforma de inteligência de negócios, o banco contou com serviços da Econocom, integradora de soluções para transformação digital de empresas dos setores financeiros, telecomunicações, serviços e governo.

Segundo o CMO do Banco Neon, os resultados do uso da plataforma de BI/analytics já se fazem notar. “Quando iniciamos esse processo, esperávamos, e já estamos conseguindo, conquistar uma visão completa e integrada do comportamento dos nossos usuários. Essa análise deveria ser feita de forma profunda e detalhada, com um acesso fácil para quem precisa”, conta Alvares. Em poucos meses, segundo ele, os profissionais do banco já conseguiram elevar consideravelmente o nível de visibilidade sobre os negócios. “E, a cada novo painel, o processo se torna mais rápido”, observa.

A busca do Banco Neon pela melhor solução de business dashboard foi baseada em critérios muito claros. “Para estruturar nossa frente de inteligência, sabíamos que era necessário identificar uma ferramenta completa em termos de gama analítica e que fosse, também, escalável”, define Alvares. Ao final do processo de seleção, o time Banco Neon encontrou o que estava procurando. “Além de cumprir esses quesitos, o Tableau nos entrega diversas integrações, bem como vasto material de suporte para nos auxiliar na construção de nossas análises de negócios.”

Para André Pedrosa, country manager da Econocom Brasil, o Banco Neon vive plenamente a transformação digital e encontrou, na plataforma da Tableau, uma forma de transformar dados em insights que irão gerar novos negócios, novas experiências para os correntistas. “A cultura de inovação e ousadia do time Neon exige que se tenha plena visibilidade sobre os negócios – isso é algo que a plataforma Tableau entrega, e entrega de modo rápido, consistente e atraente”. A facilidade de uso desta plataforma não diminui a força do engine de análise de dados do Tableau: a solução já vem com conectores prontos para os grandes repositórios de dados corporativos como Oracle, SAP, SalesForce, etc.

Ele afirma que, enquanto soluções tradicionais de BI/analytics demandam um longo tempo de projeto e implementação para começarem a mostrar resultados, o Tableau destaca-se por ser um ambiente intuitivo, de fácil aprendizagem e impacto imediato.